Correio Popular Notícia





A honestidade do cristão
*Por Mario Eugenio Saturno Dias atrás, um cristão repetiu o bordão de um partido político que teve as lideranças condenadas e presas por corrupção, roubo, etc. Diz o bordão que no cargo qualquer um vira ladrão, honestidade seria algo impossível de atingir. Para esses ?cristãos?, nem eu, nem você seremos honestos em todas as circunstâncias. E isso parece apoiado por Jeremias (17,5) que diz: ?Eis o que diz o Senhor: Maldito o homem que confia em outro homem, que da carne faz o seu apoio e cujo coração vive distante do Senhor!?, correto? Aparentemente sim, mas nossa memória se fixou no ?maldito o homem que confia no homem?, mas esquece do que complementa ?que se apoia na carne? ou seja, não confia em Deus, e ?cujo coração vive distante do Senhor?. Se assim não fosse, como confiar nos bispos e sacerdotes que nos trazem a Palavra de Deus? Confiamos até que se mostre que não se apoiam em Deus. Pregar e viver as virtudes, conforme ensina São Paulo, é algo bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador. Acima de tudo, que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranqüila, com toda a piedade e honestidade. Deus deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade (1 Tim 2, 1-4). Ser honesto é uma prática ensinada por muito tempo e encontramos por toda a Bíblia, mas gosto muito de Tobias: Tobit, julgando que ia morrer, disse: levamos, é certo, uma vida pobre, mas se temermos a Deus, se evitarmos todo o pecado e vivermos honestamente, grande será a nossa riqueza. Então Tobias respondeu: Tudo o que me ordenaste, eu o farei, meu pai. (Tob 4,1;23, 5,1). Se Tobias obedeceu ao pai, também devemos obedecer a Deus. Em Romanos (13, 1-14) também encontramos um bom resumo do que devemos fazer: pagai a cada um o que lhe compete: o imposto, a quem deveis o imposto; o tributo, a quem deveis o tributo; o temor e o respeito, a quem deveis o temor e o respeito. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco; porque aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a lei. E ainda, a caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei. Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. Comportemo-nos honestamente, como em pleno dia: nada de orgias, nada de bebedeira; nada de desonestidades nem dissoluções; nada de contendas, nada de ciúmes. Já deu para perceber que ser honesto não é missão impossível para um cristão de verdade. Ouçamos ainda a palavra do anjo, Palavra de Deus, a Tobit: é coisa louvável revelar e publicar as obras de Deus. Boa coisa é a oração acompanhada de jejum e a esmola, porque a esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna. Quando tu oravas com lágrimas, eu apresentava as tuas orações ao Senhor. Mas porque tu eras agradável ao Senhor, foi preciso que a tentação te provasse. Agora o Senhor enviou-me para curar-te. Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor (Tob 12,7- 15). *Mario Eugenio Saturno é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas ...


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.